um beijo para gabriela

Discussão sobre prostituição ganha espaços importantes no Congresso Nacional e Subsecretaria de Políticas das Mulheres no Rio de Janeiro

Na sexta-feira, dia 13, passada, houve dois ganhos importantes para os debates sobre a regulamentação da prostituição: o anúncio da criação de uma comissão especial para analisar  projeto de lei Gabriela Leite do Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e  a realização de um debate sobre prostituição e políticas públicas na Subsecretaria de Políticas para as Mulheres no Rio de Janeiro, com a presença do Deputado Jean Wyllys, da ativista e pesquisadora Sonia Corrêa da ABIA/Observatório de Políticas de Sexualidade,  da Subsecretária Adriana Mota, e videos de Gabriela Leite (incluídos como extras no DVD do documentário) nos quais ela comenta sobre a historia do movimento e política e prostituição no Brasil hoje.

Debate SPM

 

O debate enfocou no projeto de lei Gabriela Leite. Jean Wyllys estava bastante positivo frente a mudança de cenário de tramitação do lei pois tirou o projeto das mãos dos pastores na comissão de Direitos Humanos. A decisão foi resultado de um requerimento feito pela CPI do Trafico ao Presidente da Câmara para a criação de uma comissão especial. O Deputado comentou que tanto a CPI do Tráfico como a CPI da Exploração Sexual, ambas das quais ele participa, apoiam a regulamentação da prostituição como uma forma de combater o tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O debate sobre a prostituição no âmbito do feminismo sempre tem sido um tema polêmico (veja nosso post sobre um debate com Gabriela, Jean, Sonia e outr@s na OAB o ano passado) e infelizmente, raramente debatido nos espaços governamentais de políticas das mulheres. Portanto, o fato do debate ter acontecido de uma forma aberta, tranquila e respeitosa dentro da Subsecretaria é um  avanço não somente para a lei Gabriela Leite, mas também para o desenvolvimento de políticas publicas que promovem os direitos sexuais e laborais das prostitutas.

Aproveitamos a oportunidade para lançar mais um video da entrevista feita com a Gabriela Leite incluída no DVD do documentario onde ela comenta sobre a lei nomeada em sua honra:


YouTube

E um video do Jean Wyllys explicando a lei:


YouTube

Publicado em by admin Posted in papos da gabi, Uncategorized

Adicione um comentário

w